Versão 2022
Novíssima Toro: picape fica mais moderna e estreia motor 1.3 turbo de 185 cv flex
Por Jota Pompílio - Em 23/04/2021 às 10:47 AM
Jota Pompílio, editor
Finalmente, esperada desde o início do ano, a Fiat Toro 2022 nasceu! A picape italiana ficou bem mais jovem, atraente, com mudanças no interior que lembram a modelos da RAM. Detalhe importante: ela é o primeiro modelo da Stellantis a carregar o 1.3 turbo, o T270, com até 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Em Fortaleza, a recém-lançada picape e suas versões podem ser encontradas pelas concessionárias CDA e Vouga do Grupo Carmais.
E tem mais: internet 4G, motor mais potente do segmento, painel digital e até nova bitola do eixo dianteiro. Realmente, a Nova Toro vem contudo e está mais recheada, sem duvida, que a Toyota Hilux. A lista de novidades visuais é tão longa que dá para fazer uma outra matéria à parte. Em termos de versões, mantém-se a Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra como opções e preços de R$ 114.590 a R$ 187.490.
A nova Fiat Toro 2022 também traz uma identidade visual diferente para as versões Ranch e Ultra, além de incorporar itens como 6 airbags e o TC+ como itens de série. Em conectividade, a picape terá disponíveis telas de 7″, 8,4″ e até 10″ na vertical, além do painel de instrumentos digital e a conectividade com o carro pelo smartphone.
Parla!
A Fiat Toro sempre se destacou desde o seu lançamento pelo design inspirador, original e nesta versão, a ênfase está na dianteira. A Toro 2022 mantém os faróis em duas partes, mas a superior agora é totalmente em LEDs e divide o trabalho entre luz diurna de condução e setas de direção – antes, a seta era uma segunda lâmpada, halógena. Na grade dianteira, uma mudança mais ampla nota-se nas versões Ranch e Ultra das outras.
Nas versões Endurance, Freedom e Volcano, o nome Fiat é um pouco mais discreto, mais está acompanhado de finos filetes cromados que seguem pelos faróis, além de mais um entre o capô e o parachoque dianteiro. Novas rodas de 16″ (Endurance), 17″ (Freedom e Ultra) e 18″ (Volcano e Ranch) fecham o pacote visual exterior.
Por dentro e suas tecnologias
No interior, as maiores mudanças da Fiat Toro 2022. Todas as versões trazem de série o painel totalmente digital com tela de 7″, ficando nas laterais em LEDs os indicadores de temperatura e nível de combustível. Além disso, o interior foi revisado principalmente para ganhar mais porta-objetos, inclusive no console central. O volante muda pouco, se destacando pela nova identidade da marca, mas os bancos foram revistos.
Motorização
O mais esperado da Fiat Toro 2022 é a chegada do motor 1.3 turbo, chamado comercialmente de T270. Com até 185 cv e 27,5 kgfm de torque), está sempre ligado ao câmbio automático de 6 marchas e tração apenas dianteira. Tem o TC+ e uma nova configuração, que engata o neutro quando se para em semáforos e trânsito, por exemplo – o mesmo acontece agora com o 1.8 aspirado, que fica disponível apenas na versão Endurance, que aliás perde a opção de câmbio manual.
Na turbodiesel, uma mudança no sistema de 4×4 reduzido, que agora desliga o controle de tração e estabilidade e facilita no uso fora-de-estrada mais pesado, além do ABS off-road, que deixa as rodas cavarem o solo antes de evitar o travamento, melhorando a frenagem em solos de areia e terra, por exemplo.
O motor 2.0 turbodiesel segue o mesmo, com 170 cv e 35,7 kgfm, com câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração integral automática e selecionável.