Test drive
Jeep Renegade: dirigindo um best seller
Por Jota Pompílio - Última Atualização 6 de abril de 2020
Jota Pompílio, editor
Antes do coronavírus nos “trancar” em casa, o Road In passou uns sete dias (cedido pela montadora) com um SUV que foi nada mais nada menos que o mais vendido de 2019, o Renegade. Este ano, será que ele repete a façanha? Na Newsedan, com preços a partir de R$ 69.990. o utilitário esportivo alcança R$ 148.990. em seu top de linha, a Trailhawk.
“Acreditamos que o Renegade venderá tão bem quanto ano passado com todos os atributos que ele tem. É um SUV mais robusto, mais resistente, mais tecnológico. E para melhorar, a fábrica está nos disponibilizando uma versão 1.8, automática, só por R$ 69.990,00 que antes era somente disponibilizado para o público PCD”, revela Ana Pinheiro, gerente da Newsedan – autorizada da marca, em Fortaleza.
Outro atrativo que a gerente revela, para quem opta comprar o Renegade, são os valores das revisões periódicas. “Nós temos um plano de revisão pré-definidas. Em termos de preço, por exemplo, custa 478,00 na versão flex. É praticamente preço de carro popular levando em conta que ele é um carro premium, automático, de grande porte e sofisticado”, destaca. Nesta versão, as revisões acontecem a cada 12.000 ou um ano. “Na diesel, são a cada 20.000 km”, diz.
Inspirado no clássico Jeep Willys e feito por aqui no Nordeste, em Goiana-PE, o Jeep Renegade 2020 agora adota faróis de LED com DRL´s em LED, bem como faróis de neblina igualmente com diodos emissores de luz. O Road In avaliou a versão Sport com motor flex e câmbio automático de 6 marchas. Ele deve representar quase metade das vendas do Renegade.
Impressões
A posição em dirigir é excelente e o espaço interno não deixa a desejar. Nas ruas e avenidas que passamos, a suspensão trabalhou bem diante dos buracos. Pelo seu peso (são 1.527 kg!) há uma pequena demora para pegar embalo, mas quando pega, se move com agilidade, fazendo com que o câmbio estique menos as marchas para conseguir entregar um bom desempenho.
A direção é firme e bem calibrada e sua estrutura parruda chama atenção. A bordo, a utilização e layoute da nova tela de 8,4″ facilitam bastante a vida a bordo. O mesmo vale para a maior quantidade de porta-objetos, inclusive um dedicado a smartphones.
Virtudes preservadas
É bom salientar que o modelo é o único em seu segmento que oferece suspensão independente nas quatro rodas, do tipo multilink. Em um terreno off-road, ele vence buracos e valetas com tranquilidade, sem sacrificar o conforto dos ocupantes. Outro item pouco usual no segmento, mas presente no Jeep, são os freios a disco nas quatro rodas. A novidade é a tela menor, de 5 polegadas, que substitui o rádio convencional usado até então.
Fora isso, o pacote de equipamentos é correto, e inclui freio de estacionamento eletrônico, volante com regulagem de altura e profundidade e comandos de som, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro, além dos básicos, ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos.