Primeiro em vendas
Fiat Argo foi o mais vendido mês passado. A Road In o dirigiu e aprovou!
Por Jota Pompílio - Em 17/08/2021 às 10:49 AM
Jota Pompílio, editor
Mês de julho só deu ele, o Argo da Fiat com 10.873 unidades. Aliás, é a segunda vez este ano. O hatch italiano superou seus outros dois irmãos, o Strada (9.430), que ficou em segundo e Mobi (8.059) em terceiro. Resumindo: a Fiat fechou julho nas três primeiras posições do ranking por modelo e ainda colocou a Toro entre os dez mais. Somando a eles, o Compass e o Renegade, a Stellantis colocou seis na lista dos dez carros mais vendidos no mês passado.
Rodamos cerca de 300 quilômetros por ruas em Fortaleza (CE) e rodovias até Guaramiranga (CE) com o Fiat Argo 1.3 Drive manual que tem preço a partir de R$ 69.990 na CDA ou Vouga – ambas autorizadas Fiat do Grupo Carmais no Ceará.
O modelo dá uma ideia de esportividade. Não é à toa que seu câmbio é manual e quando você pisa fundo, acaba escutando aquele roncado rouco, típico dos esportivos. Bem completo, o bom acabamento valoriza o interior escurecido com detalhes cromados e em preto brilhante. Bancos revestidos em tecido, quadro de instrumentos analógico digital, volante multifuncional, ar-condicionado e central multimídia, entre outros itens, são de série.
A direção elétrica facilitou a condução. A suspensão bem calibrada ignorou as irregularidades do pavimento, lombadas e quebra-molas sem comprometer o conforto.
Na estrada
Nas velocidades mais elevadas como a 120 km/h, o ruído interno aumentou um pouco e ficou a certeza de que uma sexta marcha adicional permitiria melhor aproveitamento do competente conjunto propulsor. Porém, com câmbio manual, o motor seguia valente! A combinação dos ajustes de bancos e da coluna da direção, apesar de apenas com regulagem de altura, permitiram boa posição para dirigir.
A direção elétrica progressiva facilitou a condução. O Argo é um carro compacto fácil de estacionar pelo tamanho e as manobras são facilitadas pela câmera de ré e sensores traseiros .
O Argo 1.3 é um dos carros mais econômicos de seu segmento, tá? A sacada da Fiat foi instalar sistema start-stop no modelo manual. Os testes laboratoriais do Inmetro dizem que o Argo faz 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, os números sobem para 12,2 km/l e 14,3 km/l, respectivamente.
Conclusão
São vários os motivos para levar o Fiat Argo 1.3 Drive para sua garagem. É um carro sem muitas frescuras e conta inda conta com uma boa central multimídia, acabamento de nível superior e conforto de sobra. Sem contar, é claro, que é um dos mais econômicos do segmento.