Novo na praça
Enfim, realidade! Corolla Cross é apresentado oficialmente no Brasil
Por Jota Pompílio - Em 12/03/2021 às 10:21 AM
Jota Pompílio, editor
Quatro versões, sendo duas híbridas e duas com motor 2.0 aspirado de 177 cv. Assim são algumas características do Novo Toyota Corolla Cross 2022 apresentado oficialmente no Brasil.
O SUV da Toyota aproveita bastante do seu irmão, o Corolla, como a plataforma TNGA e as motorizações com o câmbio CVT com simulação de 10 marchas e o conjunto híbrido com o 1.8 ajudado por 2 motores elétricos, que totalizam 122 cv e pode ser abastecido com gasolina ou etanol. Neste caso, a transmissão também é do tipo CVT, mas sem simulação de marchas.
O carro foi projetado para transmitir a robustez e a elegância de um autêntico SUV urbano e seu design expressa essas características. Logo na frente, percebe-se o caráter robusto do modelo com a configuração da grade trapezoidal dupla que fornece uma aparência ampla e forte.
Na traseira, os para-lamas seguem o perfil robusto e de formato tridimensional dos para-choques dianteiros e as lanternas seguem o estilo horizontal, “abraçando” o veículo desde a lateral. Destaques para a parte central da traseira, onde se encontra a abertura da tampa do porta-malas, com a inscrição Corolla Cross, e o spoiler traseiro, trazendo dinamismo ao SUV da Toyota. Em dimensões, tem 4.460 mm de comprimento, com entre-eixos de 2.640 mm, menos que o sedã. No porta-malas, capacidade para 440 litros.
Detalhe em comum
Todas as versões do Corolla Cross possuem rodas de liga leve, sendo que na XR é de 17” com acabamento na cor prata e pneus 215/60 R17, enquanto as versões XRE e XRV Hybrid é de 18” com acabamento na cor cinza escuro e diamantada. A topo de linha, XRX Hybrid, possui acabamento na cor preta e diamantada. Nessas três versões, os pneus são 225/50 R18.
Versões
Toyota Corolla Cross 2.0 XR (R$ 139.990): volante em couro, bancos em tecido, retrovisores elétricos com luzes de direção e rebatimento elétrico, painel de instrumentos com tela de 4,2″, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajuste de altura, chave canivete, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, entrada USB na parte traseira, faróis halógenos com acendimento automático, luzes diurnas, modo de condução Sport, vidros elétricos com função “um toque” para todos, volante com comandos de som e computador de bordo, 7 airbags, alerta de uso do cinto de segurança, câmera de ré, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas, faróis de neblina em LEDs, sensor de estacionamento traseiro, alarme, sistema multimídia com tela de 8″ com espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto e rodas de 17″.
Toyota Corolla Cross 2.0 XRE (R$ 149.990): XR + rodas de 18″, acabamento em couro, chave presencial com partida por botão, controle de cruzeiro, retrovisor interno fotocrômico, faróis de LEDs, lanternas de LEDs, troca de marchas pelas aletas no volante e sensor de chuva.
Toyota Corolla Cross 1.8 Hybrid XRV (R$ 172.990): XRE + piloto automático adaptativo, alerta de ponto-cego, modo Power, alerta de colisão com frenagem automática com detector de pedestres e ciclistas, farol-alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e alerta de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixas.
Toyota Corolla Cross 1.8 Hybrid XRX (R$ 179.990): XRV + interior em couro bege, painel de instrumentos com tela de 7″, ar-condicionado de 2 zonas, banco do motorista com regulagem elétrica, iluminação ambiente, teto-solar elétrico.
Garantia
Assim como toda a linha Toyota comercializada no mercado brasileiro, o novo Corolla Cross também chega com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica, são cinco anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro) . Além disso, como já ocorre com outros modelos híbridos Toyota à venda no Brasil, as versões híbridas do Corolla Cross também contarão com garantia estendida de oito anos para o sistema híbrido, que é composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.