Briga de SUVs
De SUV de sete lugares a modelo híbrido, Jeep vem com tudo!
Por Jota Pompílio - Em 07/10/2020 às 5:00 PM
Jota Pompílio, editor
Se de um lado está vindo uma enxurrada de SUVs (Territory, Nivus, Taos, Corolla Cross…) para atacar a “dupla dinânima” (Compass e Renegade) a Jeep também contra-ataca: confirmou hoje que terá ao menos um modelo híbrido e um novo SUV de sete lugares nacional no Brasil em 2021. Apesar de muito mistério, papo bem descontraído, vários detalhes foram “soltos” pelos executivos da FCA à imprensa.
Capazes de percorrer 50 km apenas no modo 100% elétrico, hoje, a fabricante da FCA só tem dois carros híbridos plug-in no mercado global: a dupla Renegade e Compass 4xe, com motores 1.3 de 130 ou 180 cv, que podem aferir até 55 km/l.
Tamanho família!
Além dos modelos híbridos acima citados, a Jeep prepara um SUV de sete lugares com produção em Pernambuco e motor turbo, mas que fique bem claro: para o ano que vem. “Vai ser um modelo totalmente novo, não uma versão maior do Compass. O novo veículo será o SUV mais tecnológico desenvolvido na América Latina”, aposta Ricardo Dilser, gerente de comunicação.
Na explicação sobre o novo Jeep nacional, deu para entender que será muito mais próximo de um Cherokee do que do Compass. Ele terá componentes da plataforma Small Wide 4×4 do SUV médio, mas ainda será um veículo totalmente independente na família Jeep.
Para que mudar?
No encontro com a imprensa, executivos chegaram a uma conclusão: o modelo ainda não precisa ser renovado. Argumentaram que quando lançaram o Renegade com motor diesel e câmbio de nove marchas em 2015, imaginavam que rivais teriam esses recursos em breve. “E isso não aconteceu”, ponderou Alexandre Aquino, gerente-sênior de produto. “No segmento de SUVs, o Renegade mantém 14% de market share . Teremos novidades pela frente, mas a geração atual segue muito bem”. E como segue! No acumulado do ano, o “baixinho da Jeep” está em segundo lugar no ranking de SUV compacto atrás do T-Cross, da Volkswagen. A briga entre os dois promete e ninguém sabe quem chegará em primeiro. Ano passado foi o Renegade!