Apreciar Sem Tocar
Revista Arte lança campanha para impulsionar o fazer artístico em tempos de quarentena
Por Gabriela - Última Atualização 22 de abril de 2020
Reagindo a crise mundial causada pelo novo coronavírus, artistas, galerias, publicações e instituições culturais têm criado iniciativas para que a arte não pare no país. Uma delas, a campanha intitulada “Apreciar Sem Tocar”, será lançada virtualmente neste sábado (18) pela Revista Arte, que tem sua versão digital hospedada no Portal IN.
“O conceito da campanha é inspirado realmente em uma exposição de arte. Quando você vai a um museu ou galeria, você não pode tocar as obras, só apreciar. Como todos os pintores e escultores estão isolamento social sem poder expor o seu trabalho, vimos um meio da revista começar a colocar em evidência esses artistas e suas obras”, explica o jornalista e idealizador da campanha, Gabriel Jereissati.
A iniciativa pretende divulgar obras com a temática da pandemia, sendo criadas ou não durante o período de isolamento. Para dar start na campanha, a Revista convidou nomes de peso das artes cearenses, dentre eles, Vando Figueiredo, Sergio Helle, Cris Cavalcante e Andrea Dall’Olio, para participar de um desafio via Instagram.
“A ideia é que cada artista mostre em um vídeo curto postado na rede social o porquê da arte ser tão importante neste momento. Além disso, a Revista também está programando uma série de lives com um conteúdo especial voltado para o público que aprecia a arte no Estado”, comenta Gabriel.
No final da campanha, a publicação também irá lançar uma exposição 100% virtual com as obras. “Nosso objetivo é mostrar que o mercado artístico não está parado e espalhar arte para colorir esse momento obscuro, cheio de incertezas”, completa o jornalista.